Curitiba é a cidade para quem quer #MorarVerde.

Curitiba possui o maior número de áreas verdes entre as capitais brasileiras (mais de 81 milhões de m²), número 3 vezes superior ao recomendado pela Organização Mundial da Saúde.


O objetivo do Curitiba Verde é incentivar e divulgar iniciativas que protejam o patrimônio natural da cidade e promovam o bem estar dos curitibanos.

Cadastre-se na newsletter do Curitiba Verde.

CLIQUE AQUI

Encontre no mapa as áreas verdes de Curitiba, além de iniciativas voltadas à preservação do meio ambiente.


Qualidade de vida é morar em uma Curitiba Verde, ecológica e sustentável.

VEJA O MAPA COMPLETO

GUIA CURITIBA VERDE

Conheça as principais iniciativas gratuitas voltadas

à sustentabilidade em Curitiba.

Mudas de árvores

gratuitas para plantio

A Prefeitura de Curitiba mantém o programa “Adote uma Árvore”, gerenciado pela Horto Municipal da Barreirinha, com a doação de mudas para o plantio em locais públicos. Para conseguir uma muda, é preciso ligar na central 156.

As mudas gratuitas são disponibilizadas apenas mediante de vistoria do local no qual a árvore será plantada, para que não ocorram problemas futuros.

Acesse para mais informações:

ADOTE UMA ÁRVORE

Hortas comunitárias

As hortas comunitárias estão disponíveis em diversos locais de Curitiba. São mais de 1.900 espaços de plantio criados por moradores, sendo 27 hortas municipais.

Para conhecer as hortas públicas em seu bairro, entre em contato com a Regional correspondente:

Regional Bairro Novo Regional Boa Vista Regional Boqueirão Regional Cajuru Regional CIC
Regional Fazendinha - Portão Regional Tatuquara Regional Matriz Regional Pinheirinho Regional Santa Felicidade

Feiras orgânicas (das 07h às 12h)

Nas feiras orgânicas realizadas em Curitiba, você encontrará frutas e verduras,

cereais, ovos, carnes e produtos veganos, tudo livre de agrotóxicos.

São diferentes dias, alternando entre os bairros.

ÀS TERÇAS-FEIRAS

Feira Orgânica do Seminário Feira Orgânica do Portão

ÀS QUARTAS-FEIRAS

Feira Orgânica da Praça do Expedicionário Feira Orgânica na Prefeitura Feira Orgânica Noturna do Ahú

ÀS QUINTAS-FEIRAS

Feira Orgânica Praça do Japão Feira Orgânica do Cabral

AOS SÁBADOS

Feira Orgânica da Praça da Ucrânia Feira Orgânica Passeio Público Feira Orgânica do Santa Quitéria

Coleta de lixo tóxico

São recolhidos pela Prefeitura de Curitiba: pilhas, baterias, toner de impressão, embalagens de inseticidas, tintas, cola, solventes, remédios vencidos (até 10 kg), lâmpadas fluorescentes (até 10 unidades), equipamentos eletrônicos portáteis, óleos de origem animal e vegetal (embalados em garrafas PET de 2 litros).


É possível agendar a coleta in loco, ir até um dos postos de coleta fixos ou aguardar a passagem do caminhão em seu bairro (confira o calendário no site):

COLETA DE LIXO TÓXICO


OS 6 PRINCIPAIS PARQUES COM ÁREAS VERDES

JARDIM BOTÂNICO

Inaugurado em 5 de outubro de 1991, o Jardim Botânico foi inspirado nos amplos jardins franceses, tornando-se o símbolo de Curitiba. Além do belíssimo paisagismo, o Jardim ainda possui um enorme acervo de plantas, organizando e identificando as espécies para estudo e documentação. Contando 178 mil m², o Botânico ainda possui o Jardim das Sensações, com objetivo de despertar os sentidos do olfato e do tato. No Salão de Exposições ocorrem eventos de divulgação de trabalhos artísticos e científicos, ambos correlacionados ao meio ambiente.

PASSEIO PÚBLICO

O Passeio Público foi inaugurado no dia 2 de maio de 1886, tornando-se o principal ponto de encontro dos curitibanos na época. Conhecido anteriormente como “Jardim Botânico”, o Passeio sofreu muitas transformações em seu projeto original, abrigando até mesmo um zoológico. Hoje, o Passeio Público é um oásis localizado bem no Centro de Curitiba, sendo uma ótima opção para caminhar e estar próximo à natureza.

PARQUE SÃO LOURENÇO

Em 1970, após o rompimento de uma barragem do Rio Belém, o lago do Parque São Lourenço tomou forma. O parque proporciona um ambiente ideal para caminhada e ciclismo, ao lado da floresta de araucárias. Além disso, o Parque São Lourenço conta com playground, pista de rolimã, pista de cooper, churrasqueiras, canchas de futebol e vôlei.

PARQUE TANGUÁ

Inaugurado em 1996, na região norte de Curitiba, localizado em uma antiga pedreira, o Parque Tanguá possui 235 mil m² de área verde. O primeiro pavimento conta com mirantes e um incrível jardim de inspiração francesa, além de ciclovia e pista de cooper. No segundo pavimento fica localizado um túnel e uma cascata 65 metros, ambos artificiais dada a exploração da pedreira. O Parque Tanguá é ótimo para aproveitar a beleza natural de Curitiba de forma descompromissada.

PARQUE TINGUI (MEMORIAL UCRANIANO)

Além de toda a área verde disponível (380 mil m²) o Parque Tingui também abriga o Memorial Ucraniano, com uma capela de estilo bizantino em homenagem aos imigrantes ucranianos que colonizaram o Paraná. O Memorial conta com uma exposição permanente de pêssankas (ovos pintados à mão) e eventos sazonais, como a Bênção dos Alimentos e a Festa de São Nicolau.

PARQUE BARIGUI

O Parque Barigui tem 1.400.000m² de área preservada. Em conjunto com os parques Tanguá e Tingui, o Parque Barigui faz parte de uma iniciativa de preservar o leito do Rio Barigui. O Barigui conta com uma estrutura completa de lazer, com pistas de cooper e ciclismo, bares e restaurantes, equipamentos de ginástica, sanitários, churrasqueiras etc. Próximo ao centro da cidade, o Parque Barigui é repleto de atrações para os moradores da região, sendo o mais famoso e visitado parque de Curitiba.

Compostagem e hortas caseiras

A compostagem é uma forma de reduzir os resíduos orgânicos que iriam para os aterros sanitários, reutilizando o material decomposto como fertilizante natural. A Prefeitura de Curitiba produziu materiais de ensino sobre como realizar a compostagem de forma caseira, além de ensinar como realizar pequenas hortas em casa.

Confira os materiais gratuitos:

Compostagem doméstica Vermicompostagem
Horta capilar Horta caseira
Hortas em pequenos espaços

Cadastre-se na newsletter do Curitiba Verde.

Receba atualizações e conteúdos sobre o projeto em seu e-mail.

Descubra uma Curitiba Verde nas redes sociais da JBA Imóveis.

Entenda por que viver em Curitiba é #MorarVerde

A Curitiba Verde é uma iniciativa da JBA Imóveis.